A 7ª. Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – SECITEC.CR-22 é um evento acadêmico de incentivo à aprendizagem significativa por meio da solução de problemas com uso de método científico e pensamento inovador. É o principal evento de Ciência & Tecnologia do nosso Campus e tem os seguintes objetivos:
check Difundir nossa produção Científica, Tecnológica e Cultural (C&TC-IFPB).
check Oferecer palestras e oficinas sobre temas da atualidade.
check Fortalecer o processo de curricularização da pesquisa e extensão.
check Capacitar estudantes em metodologia das ciências.
check Disseminar C&TC como fator condicionante da inovação e desenvolvimento.
Arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal da ParaÃba, com experiência de estágio profissional no Tribunal Regional Eleitoral da ParaÃba, atuando, em perÃodos distintos, na SEARQ (Setor de Engenharia e Arquitetura) e SEMANP (Setor de Manutenção Predial), auxiliando em projetos básicos de licitação, projetos arquitetônicos, layout de ambientes e acompanhamento de intervenções de manutenção em edificações. Sócia cofundadora da empresa Studio Biome Arquitetura e Design.
Arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal da ParaÃba, com experiência em pesquisa nos laboratórios de Projeto Pesquisa e Memória (LPPM/UFPB), e de Acessibilidade (LACESSE/UFPB). Sócia cofundadora da empresa Studio Biome Arquitetura e Design.
Mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2017), Especialista em Educação Matemática pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP (2013) e em Libras pelo Instituto Federal da ParaÃba - IFPB (2019), Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA (2012). Atualmente, Professor EBTT e professor Formador do curso de Pós-graduação Ensino de Ciências e Matemática (EAD-IFPB) do Instituto Federal da ParaÃba - IFPB, Professor da Faculdade Sucesso - FACSU, Professor Consultor NÃvel III do Centro Universitário UNIPLAN e Tutor EAD do curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pernambuco - UFPE. Tem como campo de interesse e atuação em pesquisas sobre Ensino-Aprendizagem de Matemática, Formação de Professores de Matemática, EstatÃstica Aplicada a Educação, Resolução de Problemas e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Graduada em Ciências Agrárias (UEPB); Pedagogia (Kurius); Psicopedagogia Institucional e ClÃnica (FIP); Especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva (Faveni); Deficiências Múltiplas (Faveni); ABA para Autismo e Deficiência Intelectual.
Engenheiro Civil, especialista em geoprocessamento e georreferenciamento. Mestrando em Gestão e regulação de Recursos HÃdricos. Professor substituto do IFPB (2017-2019). Responsável técnico da Terra Nova Projetos e Consultoria
Pesquisador da história de Catolé do Rocha, funcionário da Secretaria Municipal de Cultura Desporto e Turismo, produtor e articulador cultural, fundador e colaborador do CATOLAICO, coletivo que atua na preservação e divulgação histórica e cultural de Catolé do Rocha, produzindo conteúdos e promovendo ações que valorizam o potencial turÃstico local.
Graduando em Ciências Atuariais (UFPB), estagiário da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ/PB) e integrante do projeto de extensão Educação em Previdência Complementar.
Graduação de Licenciatura em Educação FÃsica (UNITA); Graduando em Pedagogia (FACSU); Ledor e Transcritor.
Graduado em Psicologia e Administração, Mestre em Administração. Professor de Metodologia CientÃfica e Empreendedorismo.
Professor do Departamento de Finanças e Contabilidade e Coordenador do Curso de Ciências Atuariais da Universidade Federal da ParaÃba (UFPB), Membro do Instituto Brasileiro de Atuária (MIBA) e Conselheiro Deliberativo Suplente (eleito pelos participantes) da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (FUNPRESP). Graduado em Ciências Atuariais, em Ciências Econômicas, em Gestão de Seguros; Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, em Algoritmo e Estrutura de Dados; Mestre em Administração; Doutor em Biometria.
Professora titular aposentada do Departamento de Engenharia QuÃmica da UFRN, com 40 anos de experiência em ensino na graduação e pós - graduação e pesquisa . Graduada em engenharia quÃmica (UFRN) especialista em Engenharia de Sistemas (UFRN) com mestrado (UFCG) e doutorado ( UNICAMP) em Engenharia QuÃmica . Pesquisadora na área de Secagem e Sistemas Particulados com vasta experiência em secagem de alimentos .
Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especializanda em Educação em Direitos Humanos pela Faculdade IBRA. Aprovada no XXXIII Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atualmente, é servidora efetiva do Instituto Federal da ParaÃba (IFPB), ocupante do cargo Assistente de Alunos e lotada no Campus Catolé do Rocha. (Texto informado pelo autor)
Graduado em Engenharia de Computação pela Universidade Federal Rural do Semi-Ãrido - UFERSA (2017) , Graduação em Ciência e Tecnologia pela UFERSA (2014), Técnico em Informática pela Escola AgrÃcola de Jundiaà - UFRN (2017).
Tema: Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Local: Auditório da UEPB. Convidados: Rackynelly Alves Sarmento Soares (professora e agente de inovação - IFPB), Thiago dos Anjos Noleto Barros (professor - IFPB), Victor de Oliveira Rodrigues (professor - IFPB).
Atividade de conhecimento, experiência e reflexão sobre as caracterÃsticas do espaço fÃsico construÃdo para pessoas com deficiências, a partir da vivência dos participantes com o uso de cadeiras de rodas, muletas e vendas. A atividade será presencial e terá duração de 2 horas.
Disseminar o método cientÃfico como forma de gerar soluções empreendedoras relevantes entre estudantes do ensino médio. O minicurso será presencial, com duração de 4 horas.
Conhecer pontos históricos localizados na zona urbana de Catolé do Rocha. Para participar do passeio, será necessário o envio do TERMO DE RESPONSABILIDADE E AUTORIZAÇÃO / CIÊNCIA assinado pelos pais e/ou responsáveis, juntamente com documento de identificação com foto. Link de acesso ao modelo: https://docs.google.com/document/d/1nporJ2gA1Uj40ydzEAhdJQhG7clsRGl_eAkQYFb4ni0/edit?usp=share_link
Nesse curso, os participantes aprenderão a criar artes, desenhos, logotipos, imagens para web e material gráfico em geral, usando o software CorelDRAW. PRÉ-REQUISITOS: Conhecimento em Informática Básica. O minicurso será presencial, com duração de 4 horas.
O minicurso visa preparar o aluno a para produzir plantas topográficas (Carregar pontos GNSS, estação total, curvas de nÃvel, seções de corte e aterro, estaqueamento, perfis transversais e longitudinais). PRÉ-REQUISITOS: Conhecimentos básicos de AutoCAD. O minicurso será presencial, com duração de 2 horas.
Fomentar a discussão acerca dos Direitos Humanos na comunidade escolar do IFPB Campus Catolé do Rocha mediante o esclarecimentos de conceitos ligados aos direitos fundamentais e à dignidade da pessoa humana. Pretende-se relacionar os Direitos Humanos às vivências escolares dos participantes e envolvê-los na construção de uma educação justa, inclusiva e igualitária. O minicurso será presencial, com duração de 2 horas.
Além de ensinar a se organizar financeiramente, a prática permite o desenvolvimento de comportamentos que podem fazer a diferença no futuro, como autocontrole emocional, disciplina, organização e planejamento, gestão e inteligência financeira. O minicurso será presencial, com duração de 3 horas.
A palestra/minicurso tem como objetivo fomentar a conscientização e a discussão a respeito da iluminação elétrica/artificial, sua relação com os aspectos fisiológicos, biológicos e psicológicos do ser humano, bem como da relação da luz com a arquitetura, em suas formas, superfÃcies, cheios e vazios. PRÉ-REQUISITOS: Leitura de texto indicado - trechos selecionados do livro Aprender a ver (disponÃvel online., em português). O minicurso será online, transmitido através do Google Meet. Carga horária sÃncrona: 3 h; Carga horária assÃncrona: 1 h.
O curso visa aduzir técnicas elementares de leitura de textos filosóficos; oportunizar contato com textos primários e clássicos da filosofia; e oferecer instruções sobre conteúdos filosóficos a partir da compreensão semântica de vocábulos, bem como do contexto das passagens. Por fim, visa despertar o interesse pelo saber filosófico. Pré-requisitos: conhecimento básico de Filosofia Moderna. A oficina será presencial, com duração de 2 horas.
O curso tem como objetivo despertar os estudantes para as inúmeras potencialidades regionais no que concerne ao aproveitamento das frutas tropicais e de seus resÃduos , como perspectiva para o desenvolvimento do Nordeste. O minicurso será presencial, com duração de 2 horas.
Exibição do filme Extraordinário (2017) e discussão sobre as temáticas abordadas, com mediação da Prof. Aline Leal.
O minicurso terá como objetivo principal difundir e oferecer conhecimento básico sobre a LÃngua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para poder comunicar com a comunidade surda sem barreiras e porque é importante que o ouvinte aprenda Libras. O minicurso será presencial, com duração de 4 horas.
Conhecer os principais animais peçonhentos do biomas Caatinga; Identificar as principais caracterÃsticas dos acidentes e primeiros socorros. O minicurso será presencial, com duração de 4 horas, sendo 2h teóricas, em sala, e 2h práticas, em laboratório.
Aplicar conhecimentos de eletrônica e programação em um microcontrolador programável. O minicurso será presencial, com duração de 4 horas.
O curso visa introduzir o conceito de deep learning e suas aplicações, bem como à inteligência artificial, de modo que será possÃvel realizar a criação de um modelo de detecção de objetos, ao final do curso, utilizando apenas ferramentas disponÃveis online.
O curso visa transmitir o conhecimento básico dos principais comandos do AutoCAD 2D, com aplicação prática na produção da planta baixa de uma edificação simples, que tem a condição de ser acessÃvel. Será enviado material didático sobre comandos do AutoCAD, instruções para o desenho de planta baixa e introdução à acessibilidade em ambientes internos. O minicurso será realizado de forma hÃbrida, com participação dos alunos no laboratório de CAD ou em casa. Pré-requisitos: estar cursando 2º, 3º ou 4º Ano do curso de Edificações.
Disseminar o conhecimento previdenciário. Para tanto, promove ações educacionais com o propósito de informar e conscientizar a sociedade sobre seus direitos e deveres, fomentando a proteção social e a cultura previdenciária. O minicurso será online, com duração de 2 horas.
Discutir sobre aspectos culturais de tradição dos povos astecas e refletir sobre a replicação de estereótipos sobre a cultura mexicana de dia de mortos. Pré-requisitos: Computador com câmera e microfone e internet. Link da sala do Meet: https://meet.google.com/vmn-gzdu-vbg
Oficina prática para confecção de adorno de cabelo e pintura facial de caveira mexicana, tÃpicos da festividade de DÃa de Muertos no México. O minicurso será presencial e cada participante deve trazer uma tiara, para utilizar de base para a confecção do adorno.
Exibição do filme DÃa de Muertos (2019), seguida de discussão sobre estereótipos e preconceitos relacionados à festividade do DÃa de Muertos no México, com mediação da Prof. Rosivânia e alunos da disciplina de Espanhol (1º Ano).
Problematizar a relação tecnologia-prazer-compulsão-tédio na era contemporânea, abordando seus impactos biopsicossociais, na busca de sentido e na satisfação de viver. O curso será realizado de forma online, tendo 2h de encontro sÃncrono, pelo Google Meet, e 2h assÃcronas, referente a material em vÃdeo e texto para consulta prévia.
Roda de conversa sobre como transformar a dor em arte, com mediação da Psicóloga Eliane Lucas da Silva. A roda de conversa parte da exposição Viva La Vida - Pintura, subversão feminina e amor pela vida: uma história para ser contada.
Concurso de maquiagem e vestimenta tÃpica da Festividade do DÃa de Muertos, no México. Os inscritos devem comparecer ao Baile de DÃa de Muertos vestidos a caráter e com a pintura facial de caveira mexicana. Apenas alunos e servidores do campus podem participar, de forma individual ou em dupla. As inscrições devem ser realizadas até segunda-feira, dia 05 de Dezembro.
Para se apresentar no Sarau La Puesta Del Sol, você deve se inscrever aqui e enviar uma resposta ao formulário disponÃvel nesse link: https://forms.gle/W6XtxgnArG6DLh6h6 Nesse formulário, você também encontrará maiores informações sobre a organização do evento. Não é necessário se inscrever para participar como público.
CAMPUS DO IFPB