chrome_reader_modeSobre o evento

A 7ª. Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – SECITEC.CR-22 é um evento acadêmico de incentivo à aprendizagem significativa por meio da solução de problemas com uso de método científico e pensamento inovador. É o principal evento de Ciência & Tecnologia do nosso Campus e tem os seguintes objetivos:

  • check Difundir nossa produção Científica, Tecnológica e Cultural (C&TC-IFPB).

  • check Oferecer palestras e oficinas sobre temas da atualidade.

  • check Fortalecer o processo de curricularização da pesquisa e extensão.

  • check Capacitar estudantes em metodologia das ciências.

  • check Disseminar C&TC como fator condicionante da inovação e desenvolvimento.

date_range Datas Importantes

19/09/2022
Submissões/Inscrições
23/10/2022
Deadline Submissões
14/11/2022
Resultado das Submissões
30/11/2022
Envio da versão final

people_outline Convidados

User Avatar
Aline Albuquerque Nobrega Rabaymore_vert

closeBiografia

1

User Avatar
Aline Danielly Leal da Silvamore_vert

closeBiografia

1

User Avatar
Angela Thais Alves da Silvamore_vert

closeBiografia

Arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal da Paraíba, com experiência de estágio profissional no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, atuando, em períodos distintos, na SEARQ (Setor de Engenharia e Arquitetura) e SEMANP (Setor de Manutenção Predial), auxiliando em projetos básicos de licitação, projetos arquitetônicos, layout de ambientes e acompanhamento de intervenções de manutenção em edificações. Sócia cofundadora da empresa Studio Biome Arquitetura e Design.

User Avatar
Carlos Eduardo Suassuna Santiagomore_vert

closeBiografia

1

User Avatar
Dandara Souza Silvamore_vert

closeBiografia

Arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal da Paraíba, com experiência em pesquisa nos laboratórios de Projeto Pesquisa e Memória (LPPM/UFPB), e de Acessibilidade (LACESSE/UFPB). Sócia cofundadora da empresa Studio Biome Arquitetura e Design.

User Avatar
Douglas da Silva Cunhamore_vert

closeBiografia

Mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2017), Especialista em Educação Matemática pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP (2013) e em Libras pelo Instituto Federal da Paraíba - IFPB (2019), Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA (2012). Atualmente, Professor EBTT e professor Formador do curso de Pós-graduação Ensino de Ciências e Matemática (EAD-IFPB) do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, Professor da Faculdade Sucesso - FACSU, Professor Consultor Nível III do Centro Universitário UNIPLAN e Tutor EAD do curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pernambuco - UFPE. Tem como campo de interesse e atuação em pesquisas sobre Ensino-Aprendizagem de Matemática, Formação de Professores de Matemática, Estatística Aplicada a Educação, Resolução de Problemas e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

User Avatar
Eliane Lucas da Silvamore_vert

closeBiografia

Psicóloga do IFPB-CR, Mestre em Psicologia.

User Avatar
Elionária Lima de Figueredo Graciano more_vert

closeBiografia

Graduada em Ciências Agrárias (UEPB); Pedagogia (Kurius); Psicopedagogia Institucional e Clínica (FIP); Especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva (Faveni); Deficiências Múltiplas (Faveni); ABA para Autismo e Deficiência Intelectual.

User Avatar
Francielio da Paixão Freitasmore_vert

closeBiografia

Engenheiro Civil, especialista em geoprocessamento e georreferenciamento. Mestrando em Gestão e regulação de Recursos Hídricos. Professor substituto do IFPB (2017-2019). Responsável técnico da Terra Nova Projetos e Consultoria

User Avatar
Genaldo Silva Limamore_vert

closeBiografia

Pesquisador da história de Catolé do Rocha, funcionário da Secretaria Municipal de Cultura Desporto e Turismo, produtor e articulador cultural, fundador e colaborador do CATOLAICO, coletivo que atua na preservação e divulgação histórica e cultural de Catolé do Rocha, produzindo conteúdos e promovendo ações que valorizam o potencial turístico local.

User Avatar
Hugo Vieira Sá Ferreira Gomesmore_vert

closeBiografia

Graduando em Ciências Atuariais (UFPB), estagiário da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ/PB) e integrante do projeto de extensão Educação em Previdência Complementar.

User Avatar
Jean Carlos Dantas de Oliveiramore_vert

closeBiografia

1

User Avatar
Jerri Adriano de Figueredo Gomes Filho more_vert

closeBiografia

Graduação de Licenciatura em Educação Física (UNITA); Graduando em Pedagogia (FACSU); Ledor e Transcritor.

User Avatar
Jose de Arimateia Augusto de Limamore_vert

closeBiografia

Graduado em Psicologia e Administração, Mestre em Administração. Professor de Metodologia Científica e Empreendedorismo.

User Avatar
Letícia Vieira Gonçalvesmore_vert

closeBiografia

1

User Avatar
Luiz Carlos Santos Júniormore_vert

closeBiografia

Professor do Departamento de Finanças e Contabilidade e Coordenador do Curso de Ciências Atuariais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Membro do Instituto Brasileiro de Atuária (MIBA) e Conselheiro Deliberativo Suplente (eleito pelos participantes) da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (FUNPRESP). Graduado em Ciências Atuariais, em Ciências Econômicas, em Gestão de Seguros; Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, em Algoritmo e Estrutura de Dados; Mestre em Administração; Doutor em Biometria.

User Avatar
Maria de Fatima Dantas de Medeirosmore_vert

closeBiografia

Professora titular aposentada do Departamento de Engenharia Química da UFRN, com 40 anos de experiência em ensino na graduação e pós - graduação e pesquisa . Graduada em engenharia química (UFRN) especialista em Engenharia de Sistemas (UFRN) com mestrado (UFCG) e doutorado ( UNICAMP) em Engenharia Química . Pesquisadora na área de Secagem e Sistemas Particulados com vasta experiência em secagem de alimentos .

User Avatar
Nadia Lauane Silva Oliveiramore_vert

closeBiografia

Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especializanda em Educação em Direitos Humanos pela Faculdade IBRA. Aprovada no XXXIII Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atualmente, é servidora efetiva do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), ocupante do cargo Assistente de Alunos e lotada no Campus Catolé do Rocha. (Texto informado pelo autor)

User Avatar
Raica de Lima Martins more_vert

closeBiografia

1

User Avatar
Rosivânia Maria da Silvamore_vert

closeBiografia

Professora de espanhol do IFPB - Catolé do Rocha

User Avatar
Thiago da Costa Moreira more_vert

closeBiografia

Graduado em Engenharia de Computação pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2017) , Graduação em Ciência e Tecnologia pela UFERSA (2014), Técnico em Informática pela Escola Agrícola de Jundiaí - UFRN (2017).

User Avatar
Thiago dos Anjos Noleto Barrosmore_vert

closeBiografia

1

User Avatar
Vitória Cássia Oliveira Gomes da Silvamore_vert

closeBiografia

Graduanda em Ciências Atuariais (UFPB), bolsita do projeto de extensão

today Agenda

A01 - 07:00:00 - Painel de aberturamore_vert
closePainel de abertura

Tema: Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Local: Auditório da UEPB. Convidados: Rackynelly Alves Sarmento Soares (professora e agente de inovação - IFPB), Thiago dos Anjos Noleto Barros (professor - IFPB), Victor de Oliveira Rodrigues (professor - IFPB).

MC01 - 07:30:00 - Vivência de Acessibilidade more_vert Elionária Lima de Figueredo Graciano Jerri Adriano de Figueredo Gomes Filho
closeVivência de Acessibilidade

Atividade de conhecimento, experiência e reflexão sobre as características do espaço físico construído para pessoas com deficiências, a partir da vivência dos participantes com o uso de cadeiras de rodas, muletas e vendas. A atividade será presencial e terá duração de 2 horas.

MC02 - 07:30:00 - Metodologia das Ciências Para Empreendedorismo Científicomore_vert Jose de Arimateia Augusto de Lima
closeMetodologia das Ciências Para Empreendedorismo Científico

Disseminar o método científico como forma de gerar soluções empreendedoras relevantes entre estudantes do ensino médio. O minicurso será presencial, com duração de 4 horas.

MC03 - 07:30:00 - Passeio Histórico - Catolé do Rocha more_vert Genaldo Silva Lima
closePasseio Histórico - Catolé do Rocha

Conhecer pontos históricos localizados na zona urbana de Catolé do Rocha. Para participar do passeio, será necessário o envio do TERMO DE RESPONSABILIDADE E AUTORIZAÇÃO / CIÊNCIA assinado pelos pais e/ou responsáveis, juntamente com documento de identificação com foto. Link de acesso ao modelo: https://docs.google.com/document/d/1nporJ2gA1Uj40ydzEAhdJQhG7clsRGl_eAkQYFb4ni0/edit?usp=share_link

MC04 - 07:30:00 - Introdução ao Designer Gráfico usando CorelDRAWmore_vert Thiago da Costa Moreira
closeIntrodução ao Designer Gráfico usando CorelDRAW

Nesse curso, os participantes aprenderão a criar artes, desenhos, logotipos, imagens para web e material gráfico em geral, usando o software CorelDRAW. PRÉ-REQUISITOS: Conhecimento em Informática Básica. O minicurso será presencial, com duração de 4 horas.

MC05 - 07:30:00 - Curso Básico de AutoCAD aplicado à topografiamore_vert Francielio da Paixão Freitas
closeCurso Básico de AutoCAD aplicado à topografia

O minicurso visa preparar o aluno a para produzir plantas topográficas (Carregar pontos GNSS, estação total, curvas de nível, seções de corte e aterro, estaqueamento, perfis transversais e longitudinais). PRÉ-REQUISITOS: Conhecimentos básicos de AutoCAD. O minicurso será presencial, com duração de 2 horas.

MC06 - 07:30:00 - Educação em direitos humanos: construindo na escola uma cultura de respeito à dignidademore_vert Nadia Lauane Silva Oliveira
closeEducação em direitos humanos: construindo na escola uma cultura de respeito à dignidade

Fomentar a discussão acerca dos Direitos Humanos na comunidade escolar do IFPB Campus Catolé do Rocha mediante o esclarecimentos de conceitos ligados aos direitos fundamentais e à dignidade da pessoa humana. Pretende-se relacionar os Direitos Humanos às vivências escolares dos participantes e envolvê-los na construção de uma educação justa, inclusiva e igualitária. O minicurso será presencial, com duração de 2 horas.

MC07 - 07:30:00 - Educação financeiramore_vert Luiz Carlos Santos Júnior
closeEducação financeira

Além de ensinar a se organizar financeiramente, a prática permite o desenvolvimento de comportamentos que podem fazer a diferença no futuro, como autocontrole emocional, disciplina, organização e planejamento, gestão e inteligência financeira. O minicurso será presencial, com duração de 3 horas.

MC08 - 08:00:00 - Luz, Arquitetura e Vidamore_vert
closeLuz, Arquitetura e Vida

A palestra/minicurso tem como objetivo fomentar a conscientização e a discussão a respeito da iluminação elétrica/artificial, sua relação com os aspectos fisiológicos, biológicos e psicológicos do ser humano, bem como da relação da luz com a arquitetura, em suas formas, superfícies, cheios e vazios. PRÉ-REQUISITOS: Leitura de texto indicado - trechos selecionados do livro Aprender a ver (disponível online., em português). O minicurso será online, transmitido através do Google Meet. Carga horária síncrona: 3 h; Carga horária assíncrona: 1 h.

MC09 - 10:00:00 - Oficina de Leitura Filosófica: Comentários e Notas ao Prefácio A (1781) da Crítica da Razão Puramore_vert Thiago dos Anjos Noleto Barros
closeOficina de Leitura Filosófica: Comentários e Notas ao Prefácio A (1781) da Crítica da Razão Pura

O curso visa aduzir técnicas elementares de leitura de textos filosóficos; oportunizar contato com textos primários e clássicos da filosofia; e oferecer instruções sobre conteúdos filosóficos a partir da compreensão semântica de vocábulos, bem como do contexto das passagens. Por fim, visa despertar o interesse pelo saber filosófico. Pré-requisitos: conhecimento básico de Filosofia Moderna. A oficina será presencial, com duração de 2 horas.

MC10 - 10:00:00 - Secagem de frutas e resíduos : aproveitando potencialidades regionaismore_vert Maria de Fatima Dantas de Medeiros
closeSecagem de frutas e resíduos : aproveitando potencialidades regionais

O curso tem como objetivo despertar os estudantes para as inúmeras potencialidades regionais no que concerne ao aproveitamento das frutas tropicais e de seus resíduos , como perspectiva para o desenvolvimento do Nordeste. O minicurso será presencial, com duração de 2 horas.

CINE - 07:30:00 - CinePalomita - Extraordináriomore_vert Aline Danielly Leal da Silva
closeCinePalomita - Extraordinário

Exibição do filme Extraordinário (2017) e discussão sobre as temáticas abordadas, com mediação da Prof. Aline Leal.

MC11 - 07:30:00 - Surdos, eles ou nós? uma introdução a língua brasileira de sinais.more_vert Douglas da Silva Cunha
closeSurdos, eles ou nós? uma introdução a língua brasileira de sinais.

O minicurso terá como objetivo principal difundir e oferecer conhecimento básico sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para poder comunicar com a comunidade surda sem barreiras e porque é importante que o ouvinte aprenda Libras. O minicurso será presencial, com duração de 4 horas.

MC12 - 07:30:00 - Identificação de animais peçonhentos e características dos acidentesmore_vert Jean Carlos Dantas de Oliveira
closeIdentificação de animais peçonhentos e características dos acidentes

Conhecer os principais animais peçonhentos do biomas Caatinga; Identificar as principais características dos acidentes e primeiros socorros. O minicurso será presencial, com duração de 4 horas, sendo 2h teóricas, em sala, e 2h práticas, em laboratório.

MC13 - 07:30:00 - Minicurso de arduino básicomore_vert Thiago da Costa Moreira
closeMinicurso de arduino básico

Aplicar conhecimentos de eletrônica e programação em um microcontrolador programável. O minicurso será presencial, com duração de 4 horas.

MC14 - 07:30:00 - Introdução a deep learning e inteligência artificial more_vert Carlos Eduardo Suassuna Santiago
closeIntrodução a deep learning e inteligência artificial

O curso visa introduzir o conceito de deep learning e suas aplicações, bem como à inteligência artificial, de modo que será possível realizar a criação de um modelo de detecção de objetos, ao final do curso, utilizando apenas ferramentas disponíveis online.

MC16 - 07:30:00 - Introdução ao AutoCAD 2D - Planta Baixa com Acessibilidademore_vert Angela Thais Alves da Silva Dandara Souza Silva
closeIntrodução ao AutoCAD 2D - Planta Baixa com Acessibilidade

O curso visa transmitir o conhecimento básico dos principais comandos do AutoCAD 2D, com aplicação prática na produção da planta baixa de uma edificação simples, que tem a condição de ser acessível. Será enviado material didático sobre comandos do AutoCAD, instruções para o desenho de planta baixa e introdução à acessibilidade em ambientes internos. O minicurso será realizado de forma híbrida, com participação dos alunos no laboratório de CAD ou em casa. Pré-requisitos: estar cursando 2º, 3º ou 4º Ano do curso de Edificações.

MC17 - 07:30:00 - Educação Previdenciáriamore_vert Hugo Vieira Sá Ferreira Gomes Vitória Cássia Oliveira Gomes da Silva
closeEducação Previdenciária

Disseminar o conhecimento previdenciário. Para tanto, promove ações educacionais com o propósito de informar e conscientizar a sociedade sobre seus direitos e deveres, fomentando a proteção social e a cultura previdenciária. O minicurso será online, com duração de 2 horas.

MC19 - 07:30:00 - Festividad de día de Muertos en México: Tradiciones y memórias de una gentemore_vert Rosivânia Maria da Silva
closeFestividad de día de Muertos en México: Tradiciones y memórias de una gente

Discutir sobre aspectos culturais de tradição dos povos astecas e refletir sobre a replicação de estereótipos sobre a cultura mexicana de dia de mortos. Pré-requisitos: Computador com câmera e microfone e internet. Link da sala do Meet: https://meet.google.com/vmn-gzdu-vbg

MC20 - 07:30:00 - Maquiagem de caveira mexicana e confecção de tiaras de floresmore_vert Aline Albuquerque Nobrega Rabay Letícia Vieira Gonçalves Raica de Lima Martins
closeMaquiagem de caveira mexicana e confecção de tiaras de flores

Oficina prática para confecção de adorno de cabelo e pintura facial de caveira mexicana, típicos da festividade de Día de Muertos no México. O minicurso será presencial e cada participante deve trazer uma tiara, para utilizar de base para a confecção do adorno.

MC18 - 10:00:00 - Cansaço, compulsão e tédio: (re)pensando os modos de ser na era tecnológicamore_vert
closeCansaço, compulsão e tédio: (re)pensando os modos de ser na era tecnológica

Problematizar a relação tecnologia-prazer-compulsão-tédio na era contemporânea, abordando seus impactos biopsicossociais, na busca de sentido e na satisfação de viver. O curso será realizado de forma online, tendo 2h de encontro síncrono, pelo Google Meet, e 2h assícronas, referente a material em vídeo e texto para consulta prévia.

RC01 - 10:00:00 - Café com Fridamore_vert Eliane Lucas da Silva
closeCafé com Frida

Roda de conversa sobre como transformar a dor em arte, com mediação da Psicóloga Eliane Lucas da Silva. A roda de conversa parte da exposição Viva La Vida - Pintura, subversão feminina e amor pela vida: uma história para ser contada.

CINE 2 - 10:00:00 - CinePalomita - Día de Muertosmore_vert Rosivânia Maria da Silva
closeCinePalomita - Día de Muertos

Exibição do filme Día de Muertos (2019), seguida de discussão sobre estereótipos e preconceitos relacionados à festividade do Día de Muertos no México, com mediação da Prof. Rosivânia e alunos da disciplina de Espanhol (1º Ano).

CON01 - 16:00:00 - Concurso de Traje Típico - Baile La Puesta del Solmore_vert
closeConcurso de Traje Típico - Baile La Puesta del Sol

Concurso de maquiagem e vestimenta típica da Festividade do Día de Muertos, no México. Os inscritos devem comparecer ao Baile de Día de Muertos vestidos a caráter e com a pintura facial de caveira mexicana. Apenas alunos e servidores do campus podem participar, de forma individual ou em dupla. As inscrições devem ser realizadas até segunda-feira, dia 05 de Dezembro.

SARAU - 16:00:00 - Sarau La Puesta Del Solmore_vert
closeSarau La Puesta Del Sol

Para se apresentar no Sarau La Puesta Del Sol, você deve se inscrever aqui e enviar uma resposta ao formulário disponível nesse link: https://forms.gle/W6XtxgnArG6DLh6h6 Nesse formulário, você também encontrará maiores informações sobre a organização do evento. Não é necessário se inscrever para participar como público.

G01 - 07:30:00 - GINCATECmore_vert
closeGINCATEC

CAMPUS DO IFPB

group parceiros

O que você precisa?

account_circle
email
mode_edit